Capítulo 30 - Serviço Social
30.1 - Estatísticas do serviço social, segundo as Grandes Regiões e Unidades da Federação - 2015/2017

GRANDES REGIÕES E UNIDADES DA FEDERAÇÃO ATENDIMENTOS TÉCNICOS
ANOS
2015 2016 2017
BRASIL 944.732 1.296.622 876.981
NORTE 77.123 98.430 62.352
Rondônia 8.397 8.719 6.157
Acre 5.722 8.223 8.484
Amazonas 16.710 18.688 11.689
Roraima 2.966 3.496 2.378
Pará 35.884 48.656 26.450
Amapá 1.854 3.550 2.169
Tocantins 5.590 7.098 5.025
NORDESTE 296.799 404.358 281.585
Maranhão 41.030 42.700 29.618
Piauí 21.056 27.134 16.844
Ceará 41.948 58.905 35.627
Rio Grande do Norte 20.223 34.696 22.615
Paraíba 24.491 32.838 22.276
Pernambuco 44.634 63.721 65.449
Alagoas 19.172 34.628 20.489
Sergipe 10.292 15.472 5.557
Bahia 73.953 94.264 63.110
SUDESTE 331.193 439.252 325.837
Minas Gerais 85.641 134.536 91.111
Espírito Santo 17.588 24.353 15.309
Rio de Janeiro 51.377 71.510 59.210
São Paulo 176.587 208.853 160.207
SUL 150.952 220.532 127.938
Paraná 64.447 99.774 48.961
Santa Catarina 32.754 46.322 30.273
Rio Grande do Sul 53.751 74.436 48.704
CENTRO-OESTE 88.665 134.050 79.269
Mato Grosso do Sul 18.369 34.595 19.490
Mato Grosso 24.724 38.637 20.147
Goiás 39.076 45.451 27.575
Distrito Federal 6.496 15.367 12.057

FONTE: INSS, Diretoria de Saúde do Trabalhador, Divisão de Gerencimento do Serviço Social, Relatórios Gerenciais-Boletim Estatístico do Serviço Social-BESS, Sistema de Registro de Atividades do Serviço Social-SRSS e SUIBE.
NOTA: 1. Dados referentes aos atendimentos prestados nas 104 Gerencias-Executivas, onde existem atividades de Serviço Social. Aqui somam-se os usuários tanto da Política da Previdência Social quanto da Política da Assistência Social, face ao cumprimento do Decreto 6.214/07 pelo INSS, na implementação do Benefício de Prestação Continuada/LOAS.
2. A partir de abril de 2014, houve mudanças na forma de registro dos dados. De maneira que os atendimentos técnicos do Serviço Social passaram a agregar outras atividades técnicas, em relação aos anos anteriores, quais sejam: assessoria/consultoria, encaminhamentos técnicos e avaliação social face ao cumprimento da Lei Complementar 142/2013.
3. Os dados referentes a 2016 publicados no AEPS anterior foram revisados nesta edição.