PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

EDITORIAL
Marcelo Caetano

Este ano tem se mostrado desafiador, marcado por discussão de questões fundamentais, como a reforma do sistema previdenciário brasileiro e seus reflexos econômicos nos diversos segmentos da sociedade e das instituições.

A busca pelo equilíbrio e pela sustentabilidade tem sido tema central nos debates sobre os modelos previdenciários no mundo, e o Brasil não está fora desse contexto. As rápidas mudanças demográficas e os impactos na qualidade de vida, decorrentes da tecnologia, trouxeram em tempo recorde os efeitos já experimentados por vários países.

Com isso, a busca de alternativas para uma reestruturação que torne suportável à sociedade o ônus desse cenário se faz urgente, para que se cumpram os objetivos constitucionais atribuídos à Previdência Social.

Isso nos impõe a responsabilidade de agir com celeridade para preparar o futuro, com propostas fundamentais para o desenvolvimento da nação e para tornar o custo do financiamento dos sistemas previdenciários possível para todos, especialmente para os jovens trabalhadores.

Este ano, também, comemoramos os 40 anos da criação do Regime de Previdência Complementar. Durante esse tempo, o Regime evoluiu e se consolidou garantindo a milhares de famílias a recompensa pelo seu esforço de poupança com mais segurança e conforto.

O Regime de Previdência Complementar tem se mostrado uma alternativa relevante na busca da sustentabilidade do sistema previdenciário e do desenvolvimento do país. Nesta edição da Revista de Previdência Complementar, trazemos informações sobre o cenário previdenciário brasileiro, baseadas em estudos de especialistas no tema.

Esperamos contribuir para a reflexão sobre o futuro que se avizinha, neste momento importante do Regime de Previdência Complementar, a fim de chegar a uma nova etapa com um Regime mais adequado e seguro, em linha com os novos tempos e coerente com os anseios e expectativas das novas gerações de trabalhadores brasileiros.

Marcelo Caetano
Secretário de Previdência

mais informações
Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar
sppc.gab@previdencia.gov.br - telefone 61 2021 5320 / 5482 / 5283